quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SEGURANÇA PODE PARAR NA FOLIA SE ADICIONAIS NÃO FOREM PAGOS

Na reunião realizada ontem da Federação dos Vigilantes do Estado do Rio de Janeiro todos os sindicatos da categoria decidiram fazer uma grande mobilização no dia 12 de fevereiro – Dia Estadual de Luta – denunciando que as empresas de vigilância não estão pagando desde o mês passado os dois adicionais: periculosidade e risco de vida. O primeiro é obrigatório por força da Lei Federal nº 12.740, regulamentada em dezembro último pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. E o segundo adicional vem sendo pago porque foi acordado em Convenção Coletiva. Muitas empresas suprimiram o risco de vida e colocaram no contracheque a denominação “periculosidade”, outras até “periculosidade / risco de vida”. A Federação e os demais sindicatos entendem que os dois adicionais são distintos e devem continuar no contracheque do vigilante, pois ambos são obrigatórios.
Como o Sindicato Patronal já informou através de ofício que não vai negociar com a categoria antes do dia 24 de março – data das eleições no Sindesp – a Federação já se antecipou e pediu uma mesa redonda no Ministério do Trabalho para abrir oficialmente a negociação da data base 1º de março com o sindicato patronal, sobretudo pela manutenção do pagamento dos dois adicionais conquistados com muita luta pelos vigilantes do Brasil e do Rio de Janeiro.
Em suas bases, os sindicatos estão definindo as datas das assembleias para que aprovada as reivindicações seja feita uma pauta única que será entregue ao Sindesp no início de fevereiro. Outras providências também estão sendo tomadas pelo coletivo de sindicatos a fim de obrigar as empresas a cumprir a lei e o acordo coletivo.
Poderá ser aprovada ainda nas assembleias uma paralisação da segurança privada na semana que antecede o Carnaval, deixando sem segurança o Sambódromo, Bancos, shoppings, aeroportos, portos, rodoviárias, entre outros órgãos públicos ligados ao Turismo do Estado e Município do Rio.
Compareceram à reunião os seguintes sindicatos: Rio, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita/Nilópolis, Niterói e regiões, São Gonçalo, Volta Redonda, Angra dos Reis, Macaé, Campos dos Goytacazes e Sindvalores do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário