quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vigilantes do HGG e HFM fazem nova manifestação em frente à Prefeitura

Cerca de 240 trabalhadores estão sem receber o pagamento referente a janeiro                                                                                                                                                                   Mais uma vez os vigilantes do Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado (HFM), da Secretaria de Saúde e postos de urgência realizaram uma manifestação em frente à sede da Prefeitura Municipal de Campos, na manhã desta quarta-feira (20/02). Eles paralisaram suas atividades na última quinta-feira (14/02) devido aos salários atrasados há 15 dias.
Os trabalhadores reivindicam também a falta de fardamento, armamento precário, em alguns casos falta da Carteira Nacional do Vigilante (CNV).                                                                                                                     Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Norte e Noroeste, Luiz Rocha, cerca de 240 vigilantes estão sem o pagamento referente ao mês de janeiro que deveria ter sido pago até o 5° dia útil do mês de fevereiro. A paralisação tem adesão de 90% da categoria.
“A empresa Dinâmica alega que eles dependem do repasse do cliente para que possam realizar o pagamento. Já a prefeitura que precisa da apresentação de documentos para fazer esse repasse. Nesse impasse, quem fica no prejuízo são os trabalhadores”.
Ainda de acordo com Luiz Rocha, a prefeitura se manifestou: “Agora a história já é outra e que provavelmente o dinheiro estará na conta da empresa ainda hoje à tarde para fazer o pagamento aos trabalhadores. Mas eles irão permanecer parados e só retornam quando o dinheiro cair na conta deles”, disse.                                                                                                                                                                               A vigilante Keith Santos, que trabalha há três anos no HGG, esteve presente na reunião com representantes do poder público municipal.
“A Dinâmica estava devendo uma documentação à prefeitura que só foi entregue ontem mesmo. Até a noite a empresa tem que colocar os pagamentos todos nas contas, ressaltando que até entrar o dinheiro estamos parados. Não foi uma negligência da prefeitura”, relatou.
Para Keith além do atraso nos pagamentos outras pendências são frequentes no dia-dia: “O serviço do vigilante é fazer a segurança no local de trabalho e é nossa obrigação intervir em situações complicadas. Por lei, de seis em seis meses, devemos ganhar um novo fardamento e isso não acontece. Estamos reivindicando tudo isso. Rádios de comunicação não funcionam, o armamento não tem manutenção, e às vezes, usamos nosso próprio celular”, disse.                                                                                                                                                                  Há dois anos como vigilante no HFM, Carlos Tostes, afirmou que a manifestação teve como objetivo resolver toda essa questão de uma vez por todas.
“Já vai fazer quase dois meses que não recebemos. Alguns precisam pegar dinheiro emprestado, fazer bicos, porque as dívidas não esperam. Os vigilantes têm que se unir mesmo, pois no meio de tudo isso a gente não sabe quem está certo e ficamos a mercê”.
A Secretaria de Comunicação de Campos, explicou a situação, através de nota. Veja na íntegra:
A Prefeitura de Campos está em dia com as suas obrigações contratuais com a empresa de vigilância Dinâmica, que somente no final da tarde de terça-feira  (19) apresentou a nota fiscal referente aos serviços do mês de janeiro, conforme informa o secretário de Governo, Suledil Bernardino.                O secretário explicou que a prefeitura não pode descumprir a norma constitucional, uma vez que a empresa responsável pelo serviço, a Dinâmica Segurança Patrimonial, não tinha apresentado a fatura nem as certidões devidas como de quitação de FGTS e do INSS em tempo hábil.
— A empresa não cumpriu o que está no contrato. Nesta terça-feira (19), a mesma apresentou uma nota fiscal de Serviço às 12h01min3seg, e somente mais tarde, por volta das 15h23min5seg, apresentou o certificado de FGTS. Dessa forma, a empresa não apresentou as documentações necessárias no devido tempo, por isso, não pudemos pagar, pois estaríamos descumprindo a Constituição Brasileira. A prefeitura tem uma relação de contrato estabelecida com a empresa, que já foi notificada e irá sofrer as devidas sanções — explicou.

Após a apresentação na terça dos documentos, a  prefeitura abriu nesta quarta (20) os procedimentos administrativos para pagar a empresa, o que deve acontecer na mesma data.

Quanto as necessidades dos órgãos públicos que necessitam de segurança, como hospitais, a Guarda Civil Municipal (GCM) estará dando as devidas assistências nesses locais.

De acordo com a representante do Sindicato dos Vigilantes de Campos, Keith Santos Moreira, os servidores entendem que a prefeitura está em dia e agindo de forma correta com a classe. “O que nós queremos é que a empresa cumpra com seu dever e seja honesta com a gente. Estamos para reivindicar nossos direitos junto à empresa”, ressaltou.                                                                    Fonte:URURAU

Um comentário:

  1. Nós trabalhadores por causa do salário atrasado pagamos juros em nossas contas e a empresa por atrasa nosso salário pq não pagar multa para gente?Vc não acha que a empresa também tem que ser penalisada por isso?Justiça.Justiça.

    ResponderExcluir