terça-feira, 13 de março de 2012


Vigilantes fazem piquete nas portas das agências para impedir abertura

Fotos: Carlos Grevi
Bancos tentam abrir com apenas um vigilante dentro da agência
agências da área Central.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Campos, Luiz Carlos Rocha, muitos profissionais estão sendo pressionados pelas chefias das empresas e até por gerentes de agências a furarem a greve. ‘Nós estamos mantendo pelo menos uma pessoa do movimento na frente de cada agência para impedir que os colegas entrem, os vigilantes principalmente do Banco do Brasil, da Caixa e do Bradesco estão recebendo muita pressão para não aderir a greve’, disse Luiz Carlos.

Ainda segundo o presidente, 30% do efetivo está trabalhando normalmente. Luiz Carlos também informou que os vigilantes do IFF e da Uenf em Campos, e do INSS em São João da Barra também aderiram a greve.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Paulo Cassiano Júnior, cada agência tem o seu plano de segurança e isso determina o número mínimo de vigilantes no banco. ‘As agências podem abrir com apenas um vigilante, desde que não haja movimentação de numerário’, informou Cassiano.

No final da manhã, parte dos grevistas se dirigiu a Avenida Pelinca, depois de receber informações de que as agências situadas lá também estariam abrindo.

O presidente do sindicato dos bancários, Rafaneli Alves também percorreu as agências bancárias, juntamente com os grevistas do Sindicato dos Vigilantes. Segundo ele, alguns gerentes estariam insistindo em funcionar, fazendo movimentações financeiras, mesmo com apenas um vigilante, o que estaria deixando os funcionários temerosos.

"Os bancários estão todos nas agências, trabalhando preocupados, por que os gerentes tentam abrir com apenas um vigilante. Manter os funcionários tudo bem, mas as agências só podem abrir com mais de dois seguranças. É o que determina a Lei 7.102/83," argumentou o sindicalista.

Os vigilantes reivindicam reajuste salarial de 10% de ganho acima da inflação, 30% de risco de vida que atualmente é de apenas 8% e também aumento do ticket alimentação de R$ 8,60 para R$ 16,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário