sábado, 17 de março de 2012


16/03/2012 - GREVE DE VIGILANTES FECHA AGÊNCIAS EM TODO ESTADO

A greve dos vigilantes atinge seu 5° dia com 80% dos bancos fechados em todo estado. Em Campos, São Fidélis e Santo Antônio de Pádua, no Norte Fluminense, cerca de 60 agências fecharam as portas por falta de segurança. Apenas os caixas eletrônicos foram liberados para não prejudicar a população. Em Macaé e Região dos Lagos 32 bancos continuam fechados desde o início da greve na última segunda-feira, dia 12. Já na Região Serrana, 27 bancos não funcionaram porque os vigilantes aderiram ao movimento grevista. Os vigilantes querem 10% de reajuste, tíquete refeição de R$ 16,50 e os 22% restantes de Risco de Vida (de um total de 30%) divididos em 2 parcelas de 11%, além de plano de saúde para titulares e dependentes.


Também cruzaram os braços os vigilantes de Nova Iguaçu, Caxias, Belford Roxo e Queimados na Baixada, totalizando 80 agências fechadas, provocando um reforço da Polícia Militar na região dos bancos. Entretanto, o auto-atendimento está liberado pelos grevistas. No Centro de Nova Iguaçu a Polícia Federal interditou três agências do Itaú que insistiam em funcionar com apenas um vigilante, o que é proibido por lei. As lotéricas começam a ficar sobrecarregadas com o público que antes pagava suas contas nos bancos.


No Centro do Rio, Zona Oeste e Zona Sul muitas agências funcionaram internamente com um vigilante, deixando de atender os clientes. Com objetivo de proteger usuários e funcionários, o Sindicato do Rio solicitou à Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal que fiscalize e interdite os bancos que atendem os clientes sem cumprir o plano de segurança bancária previsto na Lei Federal 7.102/83.
No Sul Fluminense houve 100% de adesão com agências bancárias de 17 municípios fechadas, entre elas as de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí,Barra MansaItatiaiaParatiPinheiralPiraí, Mendes, Porto RealQuatisRio Claro, Angra dos Reis, Valença e Rio das Flores.

Neste domingo haverá reunião entre os trabalhadores e os donos das empresas de segurança para retomar as negociações. Na segunda-feira, toda categoria está convocada para uma assembléia geral na capital, Baixada e interior do estado, às 7 h, para decidir os rumos do movimento. No Rio, os vigilantes se reúnem na Candelária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário